Explorando a Sintaxe da Língua Portuguesa [1] – Andressa Toni
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ - UNICENTRO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
Maria Aparecida Crissi Knuppel
Coordenador Geral UAB
Cláudia Maris Tullio
Coordenador Geral Curso
Cleber Trindade Barbosa
Coordenador Geral NEAD
Denise Cristina Holzer
Apoio Pedagógico
Ruth Rieth Leonhadt
Revisão
Murilo Holubovski
Designer Gráfico
Volkan Vardar/Pexels
Capa
Aneeque Ahmed/Nounproject
Hafiudin/Nounproject
ProSymbols/Nounproject
Ícones
02/2023
Referências
ARAÚJO-ADRIANO, Paulo Ângelo. Conhecimento linguístico do letrado acerca das expressões de futuridade: forma perifrástica (gramática nuclear/L1) versus forma sintética (gramática periférica/L2). Letras de hoje, Porto Alegre, v. 55, n. 3, p. 300-315, jul.-set. 2020.
BARRERA, Sylvia Domingos; MALUF, Maria Regina. Consciência Metalingüística e Alfabetização: Um Estudo com Crianças da Primeira Série do Ensino Fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 491-502, 2003.
BENEVIDES, Aline de Lima; GUIDE, Bruno. Corpus ABG (2016). Disponível em https://github.com/SauronGuide/corpus ABG, acesso em 01/05/2020.
BENEVIDES, Aline de Lima; TONI, Andressa. A fonologia na sala de aula: desvios comuns de escrita. In: SANTOS, BENEVIDES & TONI (Orgs), Fonologia, Aquisição e Educação. Ponta Grossa: Editora Atena, 2021.
BOHN, Graziela Pigatto; ÁVILA, Marcos Vinícius. A competência linguística: desmitificando o mito do não-saber. Leopoldianum, v. 45 n. 126, p. 7-24, 2019.
BOHN, G.; NUNES, V. Z.; TRINDADE, C. C. BDLINGUES - BANCO DE DADOS DE LÍNGUA ESCRITA ESCOLAR. Santos: Universidade Católica de Santos, 2018.
BRANDÃO, José António Carvalho. A Evolução Sintáctica na Produção Escrita de Crianças e Adolescentes. Revista Portuguesa de Educação, v. 3, n. 3, 1990, p. 129-138.
CORREA, Jane. A Avaliação da Consciência Morfossintática na Criança. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 1, p. 91-97, 2005.
CORREA, Jane; MEIRELES, Elisabet de Sousa. Regras Contextuais e Morfossintáticas na Aquisição da Ortografia da Língua Portuguesa por Crianças. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 77-84, 2005.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Medicas 1985. 284p.
HIRSH-PASEK, K.; KEMLER NELSON, D. G.; JUSCZYK, P. W.; CASSIDY, K.; DRUSS, B.; KENNEDY, L. Clauses are perceptual units for young infants. Cognition, v. 26, p. 269-286, 1987.
KATO, Mary Aizawa. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: M. A. Marques, E. Koller,J. Teixeira & A. S. Lemos (orgs). Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga, CEHUM (U. do Minho), 2005: 131-145.
KATO, Mary Aizawa. O português são dois… ou três?. In: LOBO, Thania et al. (org.). ROSAE: Linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 93-108.
KATO, Mary Aizawa. Português brasileiro: “Última flor do lácio, inculta e bela”. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 52–80, 2019.
KENEDY, E.; OTHERO, G. Á. Para conhecer sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018
MENDES, R.B. (2013) Projeto SP2010: Amostra da fala paulistana. Disponível em <http://projetosp2010.fflch.usp.br>. Acesso em 14/01/2022.
MIOTO, Carlos; QUAREZEMIN, Sandra. Sintaxe do português. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2012, 180p.
MIOTO, Carlos; SILVA, Maria Cristina Figueiredo; LOPES, Ruth. O estudo da gramática. In: Novo manual da sintaxe. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2013. cap. 1, p. 9-42. p.125
MONGUILHOTT, Isabel de Oliveira e Silva. Estudo sincrônico e diacrônico da concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE. 2009. 229f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
MONTE, Alexandre. Concordância verbal e variação: uma fotografia sociolingüística da cidade de São Carlos. 2007. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
NEGRÃO, Esmeralda; SCHER, Ana Paula; VIOTTI, Evani. Sintaxe. In: FIORIN, J. L. (Org), Introdução à Linguística II: Princípios de Análise. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
REGO, L. B. Consciência Metalingüística e Alfabetização: Um Estudo com Crianças da Primeira Série do Ensino Fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 491-502, 2003.
SANTOS, Raquel Santana; TONI, Andressa. Corpus FDC (Fala Dirigida à Criança). 2020.
SILVA, Cínara Santana da; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de pontuação. In: Morais, A. G (Org.), O Aprendizado da Ortografia. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1999.
SCHINEMANN, Aline Cristina. O silêncio sintático e o ensino de língua portuguesa pela ótica das teorias enunciativo/discursivas. In: STEFANIU & OLIVEIRA (Orgs), Práticas de leitura e escrita nos níveis Fundmental II e Médio num viés discursivo: PIBID Letras Português, Ensino e Autoria. Campinas: Editora Pontes, 2017, p. 49-74.
Explorando a Sintaxe da Língua Portuguesa [1] – Andressa Toni
Navegue pelo quadro interativo e explore as ramificações da Sintaxe.
O símbolo [] representa a aba selecionada e o [+] são outras abas para você explorar.
Quadro Interativo 1 – Sintaxe
Fonte: Elaboração própria.